quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Perdão - Um ato de amor

I Carta de São João, 2


"10. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar.
 11. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos.
 12. Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo Seu nome.”


Hoje ao ler a primeira carta de João mais uma vez, tive um novo entendimento. Graças ao Espírito Santo e a Palavra que sendo viva nos toca como necessitamos em tal momento. Percebi que um tema antigo se tornou novo ao ler esses versículos citados a cima. O perdão precisava ser relembrado aos nossos corações, que com o tempo foi acumulando tristezas, mágoas, decepções que nos feriram profundamente.


Alguns devem pensar, não agüento mais ouvir sobre perdão, ou, é muito fácil pra "eles" falarem disso sem passar o que eu passo. É claro que para cada um o sofrimento se revela de uma forma, mas fatos são imutáveis como a Palavra de Deus, e Deus amado sabe exatamente o que você passa e o que precisa neste momento.


A palavra nos diz sobre o amor e o ódio entre "irmãos", o que é bem interessante, pois o que separa um do outro é exatamente o perdão. Para começarmos a entender melhor esse processo precisamos entender melhor essas três palavras.


• O amor citado na passagem é o amor Ágape (tema de um próximo texto) que não é um amor de sentimento como muitas vezes dizemos a um cônjuge, familiar ou amigo, mas um amor em atos de caridade.


• O ódio por sua vez é ao contrario. É um sentimento de rancor, decepção e tristeza, alimentado pelo ruminar de tais situações.


• O perdão já é uma expressão do Amor Ágape que age de forma concreta e não emocional, perdoando com atos e não esquecendo fatos.


O dom de perdoar vem juntamente com a graça da Misericórdia Divina. Quando experimentamos a graça da misericórdia de Deus em nossa vida percebemos o qual pequenos somos, e ao enxergar nossa pequenez, vemos a fragilidade e a limitação do irmão. Se eu posso errar, por que ele não pode? Compreendemos que as decepções são geradas por expectativas que colocamos nos outros e às vezes em nós mesmos. Por isso devemos sempre clamar e dar oportunidade para experimentarmos a misericórdia de Deus.


Perdoar é decisão. Decisão de não imputar mais sobre alguém determinada culpa, de não remoer acontecimentos às vezes tão longínquos que nem lembramos por que eles existem, de tratar as pessoas com o amor fraterno mesmo quando meus sentimentos ainda sejam contrários, pois atos mudam sentimentos tanto quanto o inverso. E não é hipocrisia você optar por controlar sua vida e sentimentos, escolher amar, pois foi exatamente para isso que você foi criado. É hipocrisia não fugir de ser o que Deus te sonhou? Então quero ser o maior dos hipócritas!


Não perdoar faz pior a você que ao outro. A Palavra afirma que quem odeia seu irmão anda nas trevas e sem ver por onde vai. Amado os sentimentos de mágoa que temos acumulado com a vida de tantas formas em nossos corações tem nos cegado e nos tirado o rumo a que levávamos. Estamos cegos para o amor, cegos para entender que somos tão frágeis quanto os demais, cegos ver que só pela Misericórdia de Deus somos perdoados, e já o fomos: "12. Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo Seu nome”.


Queira você também perdoar. Libere perdão hoje na sua vida. Perdoe a todos que tem guardado mágoas, rancor, decepção. Perdoe a si mesmo, pois você também erra e precisa errar para aprender com seus erros que você tambem é dependente de Graça de Deus. Perdoe a Deus por não fazer suas vontades, mas O agradeça por lhe conceder o que você necessita. Perdoe seus pais por não estarem presentes quando precisou, ou por não demonstrarem o amor que esperava.


Coloque tudo diante de Deus e permita que Ele derrame sobre seu coração Sua misericórdia, permita que Ele te ajude a perdoar da forma que somente o Espírito Santo pode agir em nossos peitos. Não tenha medo de se abrir, pois Deus que te ama não lhe tira nada, mas lhe dá tudo!


Se quiser como ajuda acompanhe esse vídeo de oração e deixe o Espírito Santo agir!
Vídeo - Oração de perdão
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário